RENASCIMENTO NA ALEMANHA

 CONTEXTO HISTÓRICO

    A Alemanha tinha outro nome, Sacro Império Romano-Germânico, grande império bem desenvolvido dominado pela igreja, o povo era feliz e a igreja era feliz... vendendo indulgências ao povo, porém no século XVI surge uma lenda... Martinho Lutero, se você acha que ele não foi importante, você está enganado.

    Ele foi responsável pela fragmentação do Sacro Império Romano-Germânico. Como? Bem, ele com sua sede de justiça convenceu a população de que a igreja estava se aproveitando de seu privilégio divino, ele conseguiu o apoio popular e fundou a igreja protestante.

    Acabou mal pra Martinho Lutero, porém seu legado foi incrível, de 1618 a 1648 houve uma guerra chamada de Guerra dos 30 Anos, entre os cristãos e os protestantes, e essa guerra custou a divisão do Sacro Império Romano-Germânico em pequenos ducados, condados e principados independentes espalhados por todo o território, a guerra terminou com a devastação do território e a perca de cerca de 30% da população.

    A Reforma Protestante foi importante e uma das principais características do Renascimento Alemão. Tanto nesse como em outros países os artistas fizeram uma espécie de conciliação entre as tendências nacionais e a nova pintura italiana, resultando em uma interpretação científica da realidade. 

PRINCIPAIS ARTISTAS E OBRAS

    Albrecht Dürer: Foi a figura central da renascença alemã. Estudou com o seu pai, um ourives húngaro que emigrou para a Alemanha, e em 1486 começou a pintar. As suas jornadas permitiram-lhe fundir as tradições góticas do Norte com a utilização da perspectiva dos italianos. Dürer se interessou também pela matemática e dizia que "a nova arte deverá basear-se na ciência - em particular na matemática, como a mais exata, lógica e impressionantemente construtiva das ciências". Depois de um certo tempo, Dürer mostrou, através da sua arte, como a teoria  matemática influenciava as proporções da pintura. 

Albrecht Dürer, viveu entre 1471 e 1528.
(Fonte: pt.wikipedia.org)

    Relativamente à gravura "Adão e Eva", Dürer descreveu as intrincadas construções de régua e compasso que ele fez para construir as figuras. O artista, expressou as suas teorias da proporção no livro "The Four Books on Human Proportions", publicado em 1528. Mas não foi só a teoria da proporção que influenciou o seus trabalhos artísticos, também a sua mestria em perspectiva conquistada através do estudo da geometria foi de grande importância, e Dürer apresentou variações para cada letra do alfabeto. 

Adão e Eva, óleo sobre a madeira, 1507.
(Fonte: www.wikiart.org)

Melancolia I - 1514, por Albrecht Dürer.
(Fonte: artsandculture.google.com)
    Nesta gravura de metal, Dürer retrata a personificação alada da melancolia e ele aborda a perfeição do seu trabalho através de elementos que estão presentes da gravura, a primeira é a balança que representa equilíbrio, a ordem e o controle do peso, o segundo elemento é a ampulheta, que representa medida, controle e ordem do tempo, o terceiro é o compasso, representa a ordem e o controle da medida, o quarto é a esfera, é a representação da perfeição em um sólido completo.

Hans Dürer: Ele era um alemão renascentista pintor, ilustrador e gravador. Filho de Albrecht Dürer, o Velho, ele era o irmão mais novo de Albrecht Dürer e, depois dele, o mais talentoso de 17 irmãos. A maioria dos irmãos morreu na infância. Ele tinha certeza de ter sido treinado na oficina de seu já famoso irmão. Ele se tornou o pintor da corte do Rei Sigismundo I, o Velho da Polônia . Ele foi morar e trabalhar em Cracóvia por algum tempo, como muitos outros artistas de Nuremberg.

Hans Dürer (1490-1534).
(Fonte: www.wikidata.org)
O penitente São Jerônimo em uma paisagem de Hans Dürer.
(Fonte: en.wikipedia.org)

A IMPRESSÃO
    Em séculos anteriores, muitas civilizações como China ou India tentaram reproduzir uma tecnologia que fosse capaz de copiar em massa escrituras, mas eram feitas de porcelana ou madeira e se desgastavam muito rápido, mas então surge nosso nobre Alemão, ourives itinerante e vendedor de livros nas horas vagas (além de ter outras profissões, nas quais nunca foi muito bem-sucedido), o alemão Johannes Gutenberg, construir uma prensa móvel feita de metal. Cada pequeno bloco representava uma letra ou pontuação, e os tipos podiam ser reordenados em uma bandeja conforme a necessidade de cada página. Esses tipos eram feitos de chumbo, o que os deixava duráveis e fáceis de mover; quando ficavam gastos, era possível fundi-los e reutilizá-los para fazer novos tipos.
    Em meados dos séculos XVI ao XVIII a educação estava se desenvolvendo muito, até mesmo em plebeus, e muitos desses plebeus queriam ler a bíblia, a impressão foi importante no Renascimento Alemão para a produção em massa da mesma o que aumentou a acessibilidade da população às escrituras sagradas.
Johannes Gutenberg, inventor da tinta de prensa móvel.
(Fonte: pt,wikipedia.org)

A Impressão de Johannes Gutenberg.
(Fonte: leeryaprender2016.wordpress.com)

    "A caneta pode até não ser mais forte que a espada, mas talvez as prensas tipográficas sejam mais pesadas que uma arma de cerco. Umas poucas palavras são capazes de mudar tudo."
Terry Pratchett

    "A prensa tipográfica fez com a mente o que a pólvora fez com a guerra."
Wendell Phillips


Por Hugo Moreira e Izabela Cavazzini
2º Automação Industrial
IFMT - Campus Avançado Sinop

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Referências Bibliográficas

PROENÇA, Graça. História da Arte. São Paulo: Ed. Ática, 2010.

"Albrecht Dürer"; Educ. Disponível em: <http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm2000/icm33/Durer.htm>. Acesso em: 01 de out. de 2020.

PAULA, Marcos Ferreira."Pode o conhecimento dar alguma alegria? Uma interpretação da 'Melancolia I', de Albrecht Dürer, a partir da 'Ética' de Spinoza"; Scielo. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-512X2014000200009>. Acesso em 01 de out. de 2020.

FERNANDES, Cláudio. "Invenção da imprensa"; Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/historiag/invencao-imprensa.htm>. Acesso em 01 de out. de 2020.

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